5 de setembro de 2012

Rodoviária Interestadual de Brasília-DF é motivo de reclamação


Todos os problemas relatados 
 serão resolvidos pelos Órgãos Competentes

04/09/2012
Por André Falcão

O Sr. R. O. enviou um e-mail para a nossa produção jornalística na segunda-feira(03), com quatro reclamações( placas, ônibus, estacionamento e iluminação) em relação à Rodoviária Interestadual de Brasília-DF, e, segundo ele, a primeira reclamação é , “a via de acesso na entrada e na saída da Rodoviária Interestadual de Brasília-DF está sem placas”.  Por se tratar de uma rodovia federal, entramos em contato com a Coordenação de Comunicação Social do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que explicou, “embora seja uma rodovia federal, a obra neste trecho foi realizada e administrada pelo GDF em função de um convênio firmado com o DNIT”, e completou, “a obra da rodoviária interestadual foi executada pelo GDF  por meio de Parceria Público Privada". 

Em contato com a assessoria do Detran-DF,  foi informado que, “a referida via não é de responsabilidade do Detran. A circunscrição é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”.  A assessoria de comunicação da Novacap informou que, “não respondemos pelas questões da rodoviária interestadual".  

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), através de sua assessoria de comunicação, informou que, “sobre as placas de sinalização para acesso à rodoviária interestadual, que à época em que foi construída os engenheiros de tráfego analisaram a quantidade de placas que seriam instaladas e foi constatado que seriam suficientes. Porém, nossos técnicos farão uma revisão ao longo da rodovia para verificar se atos de vandalismo ou até mesmo placas danificadas estão prejudicando a informação ao usuário e, caso isso seja constatado, renovaremos ou instalaremos novas placas. As placas na rodovia foram instaladas por este Departamento unicamente por um convênio com o responsável por esta rodovia federal, que é o DNIT. 

A segunda reclamação diz respeito à falta de iluminação pública na área da Rodoviária Interestadual, e sobre este assunto, a Comunicação Empresarial da CEB informou que, “A iluminação pública é patrimônio do povo do DF e a CEB é a empresa contratada pelo GDF para manter, ampliar e fornecer energia elétrica para o sistema. Para colocar um poste de iluminação, a CEB precisa ser acionada por meio de oficio”pela Administração Regional da localidade, pelo DER, pela Secretaria de Obras e só então a empresa elabora projeto e orçamento que são devolvidos ao Órgão solicitante, que deve empenhar o recurso e autorizar a execução do serviço.

Em relação à terceira reclamação, sobre os ônibus, a assessoria de comunicação do DFTrans esclarece que, "de fato, atualmente, apenas a linha 108.8 - Rod. Plano Piloto/Rodoviária Interestadual (Via W3 Sul) faz o itinerário que percorre a via interna mais próxima à Rodoviária Interestadual, com as demais linhas - que servem às diversas cidades do Distrito Federal - passando pela EPIA. Entretanto, as novas medidas que o GDF vem tomando, como a renovação de 100% da frota, a implantação de um novo modelo de distribuição das linhas - por bacias, com grandes corredores para fazer a ligação entre elas e a área central de Brasília -, bem como a integração das linhas de ônibus, para que o usuário não pague várias passagens ao usar mais de um meio de transporte, devem contribuir para melhorar o acesso ao novo terminal rodoviário".

O estacionamento privado também foi motivo de reclamação, e em nota de esclarecimento, o Sr. R. O.  reclama que, "não tem estacionamento público, apenas um estacionamento privado, que tem cinco minutos de tolerância e  se a gente que buscar um idoso, mas nao tem o adesivo do idoso" em resposta, a Diretoria do Consórcio Novo Terminal, informou que, “em resposta à reclamação do Sr. R. O. , esclarecemos que será feito contato com o Governo do Distrito Federal solicitando reforço na iluminação pública da área externa do Terminal Interestadual de Brasília, assim como a instalação de mais placas de sinalização. Diferentemente do que foi dito pelo Sr. Rodolfo, o terminal rodoviário conta com dois estacionamentos, um privado e um público, totalizando 152 vagas, sendo 12 delas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Além disso, em frente a entrada principal do terminal existem vagas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, evitando que os mesmos precisem acessar o estacionamento no caso de paradas rápidas. O empreendimento também conta com diferentes modais de transporte para o acesso e saída dos usuários, tais como ônibus urbanos, serviço de táxi e a integração com a estação de metrô, que proporcionam a locomoção dos usuários do terminal com destino às cidades satélites, plano piloto e cidades no entorno de Brasília”

Já a assessoria de comunicação da  Administração do Guará informou que, "somos responsáveis pela manutenção no SOF Sul, área que compreende o lado do Parkshopping. O lado da Rodoviária interestadual pertence à Administração de Brasília. Recentemente, limpamos bocas-de-lobo, recolhemos entulho e tapamos vários buracos no SOF sul".

Fica aqui o agradecimento em relação ao profissionalismo de todas as assessorias de comunicação, Detran, DER, DENIT, NOVACAP, Administração do Guará, GDF, Administração de Brasília, CEB, DFTrans e em especial à Diretoria do Consórcio Novo Terminal, a à todos que foram solicitadas informações, esperamos que o Sr. R. O. e todos os cidadãos que utilizam a Rodoviária Interestadual de Brasília-DF fiquem satisfeitos com o nosso investimento em buscar as soluções para os problemas citados no e-mail recebido pela produção jornalística.

0 comentários: