28 de setembro de 2012

5ª Semana Social Brasileira / CNBB


Presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do DF, Deputada Distrital Liliane Roriz conversa com o Jornalista André Falcão sobre assuntos da esfera social, em sintonia com a CNBB, no sentido da 5ª Semana Social Brasileira, que busca o Estado para que e para quem. Boa leitura: 

Deputada, na sua opinião, quais sãos os maiores problemas vividos pelo Setor P Sul, em Ceilândia-DF?

Deputada Distrital Liliane Roriz: Bem, todos sabem que desde 1979, quando o P Sul foi criado, os moradores convivem com várias dificuldades. No início, a falta de infraestrutura, de saneamento. Apesar das melhorias, hoje temos outros pontos que precisamos lutar: segurança, transporte, saúde, cultura... São áreas essenciais para a vida de toda comunidade.

Quais são as mais prioritárias para a senhora?

Deputada Distrital Liliane Roriz: Sou presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa e filha de Joaquim Roriz. É claro que sempre foi priorizar o social, que, a meu ver, é a base de tudo. Não adianta termos transporte eficiente se a família não tem onde morar. Não adianta o pai conseguir emprego se os filhos ficam em casa com fome. Na minha opinião, temos que fortalecer o social, e uma das minhas soluções seria a construção de um Restaurante Comunitário no P Sul. O projeto nasceu no governo Roriz e deu certo por oferecer alimentação balanceada e nutritiva por apenas R$ 1. É um alívio para as famílias com muitos filhos que, muitas vezes, passam por dificuldade. Já pensei nessa ideia e encaminhei uma proposição ao atual governador para que ele autorize essa grande obra.

De que forma a senhora poderia atuar para acelerar o crescimento do P Sul?

Deputada Distrital Liliane Roriz: Não acredito que crescer, neste momento, seja o ideal. Temos que fortalecer a região toda para que, além de dar melhores condições de vida para os moradores do P Sul, consequentemente, venha também a valorização dos imóveis. Por exemplo: falta uma agência dos Correios no P Sul. Parece uma questão mínima, mas, todos nós que usamos o serviço, sabemos da importância de termos por perto um serviço postal. Já visitei o superintendente dos Correios, aqui no Distrito Federal e levei a reivindicação. O nosso próximo passo é cobrar a instalação desse ponto da ECT- Empresa de Correios e Telégrafos, no P Sul.

Se formos nessa linha, há também o problema com os bancos...

0 comentários: