29 de abril de 2012

92. Irmã Amélia Gaioski / IX Jornada Vocacional / Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria /



O Blog Companhia das Entrevistas do jornalista André Falcão,  esteve na IX Jornada Vocacional, que aconteceu no dia 29 de abril de 2012, no Colégio Dom Bosco, na W3 Sul, ao lado do Santuário Dom Bosco. Com o  Tema : “Chamados por tua Palavra” e o Lema “Pela tua Palavra, lançarei as redes”, a Jornada contou com a participação de centenas de jovens, em atividades diversas, entre elas, palestras e Shows Católicos. As Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria também estavam presentes na Praça Vocacional, e o Blog Companhia das Entrevistas conversou com a Irmã Amélia Gaioski. Acompanhe:

Blog: Na sua opinião, qual a importância dessa IX Jornada Vocacional que o Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Brasília está promovendo?


Irmã Amélia Gaioski: É muito bom, é maravilhosa, pelo fato de muitos jovens, muita gente está procurando uma vida que condiz com o que eles desejam, muitos procuram vida sacerdotal, vida religiosa, ou seja, escolher uma vida melhor, outros também escolhem a vida matrimonial, que também é uma vocação importante, mas a vida sacerdotal e religiosa é mais especial, mais para o Reino de Deus, dentro de uma família precisamos amar a esposa, o esposo, as crianças, os filhos, e a religiosa e sacerdotal, é preciso amar a todos, gerar vidas para Deus.

Blog: Então, um evento como esse, é muito importante para aqueles jovens que precisam só de um "despertar" vocacional?

Irmã Amélia Gaioski: É muito importante, para "despertar", pois às vezes, a pessoa não discerne por si, e vendo todo esse movimento, esse trabalho, que se faz pelos sacerdotes, pelos seminaristas, pelos religiosos, pelos jovens, a pessoa tem uma visão melhor da escolha de Deus para a vida da pessoa.

Blog: As Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria participam desde a primeira versão da Jornada Vocacional do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Brasília?

Irmã Amélia Gaioski: Eu estou aqui em Brasília há quatro anos e sempre participo, as demais Irmãs da Congregação participam desde a primeira Jornada.

Blog: Em relação aos visitantes do Blog Companhia das Entrevistas, que não tiveram tempo para participarem da IX Jornada Vocacional, e queira conversar com as Irmãs Franciscanas em relação à vocação, como proceder?

Irmã Amélia Gaioski: Sim, é só ligar para a nossa casa, falar com a Irmã Elka Cristina, responsável pelas vocações aqui em Brasília em nossa Congregação, se quiser também passar um fim de semana, passar umas horas também, conversar com a Irmã Elka, e saber como entrar na Congregação, manter contatos, inclusive, no próximo domingo, dia 06 de maio de 2012, nós vamos ter um Encontro Vocacional com meninas que queiram entrar na Congregação, ou  discernir a sua vocação, o Encontro Vocacional vai acontecer a partir das 8h, na Asa Norte, Quadra 915, W5, na Casa Menino Deus, ao lado do Santuário São Francisco de Assis.

Blog: A partir de qual idade a menina pode participar do Encontro Vocacional que vai acontecer no dia 06 de maio de 2012, a partir das 8h, na Asa Norte, Quadra 915, W5, na Casa Menino Deus, ao lado do Santuário São Francisco de Assis?

Irmã Amélia Gaioski: Pode participar a partir dos doze anos de idade, ou até menos, se quiser, a partir de onze.

Blog: Podemos afirmar que a vida religiosa só tem coisas boas, servir ao próximo principalmente, então, para aquelas pessoas que precisam apenas de algumas palavras para entender que a sua vocação é para a vida religiosa, como convidar esta pessoa?

Irmã Amélia Gaioski: É bom que ela venha para se conhecer e também conhecer , e aí ela vai perceber qual é a verdadeira vocação, e o que é uma vida religiosa, que é servir a Deus, é trabalho nas escolas, nas creches, nos orfanatos, nos asilos, nos hospitais, e até em seminários nós trabalhamos, então ela vai ver o que realmente é a vocação dela, se ela deseja servir a Deus.

0 comentários: